Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Resenha: O menino do pijama listrado

Oi gente, tudo bem com vocês?
   Eu sou a Manu do blog Enquanto eu leio, e agora também sou a colaboradora aqui do blog Carol Até o Fim. Estou muito feliz por estar fazendo o meu primeiro post, então resolvi fazer uma resenha, já que o blog é literário, achei que seria algo mais característico.
    O menino do pijama listrado é um livro que li recentemente e me encantei. 
                                                                              


                                                                                4 estrelas
                                                                 Autor: John Boyne
                                                                          Páginas: 132 
                                                                          Capítulos: 20






A história se passa em 1940, período da segunda guerra mundial, e Bruno é um menino de nove anos, filho de um oficial nazista, mais tudo que ele sabe é que seu pai é um soldado muito importante, e o chefe do mesmo tem grandes planos para ele.
     Bruno e sua família viviam em Berlim, em uma casa que ele considerava perfeita, tinha amigos, ia a escola, e o principal: havia muitos lugares para "explorar". Como Bruno sonha em um dia ser um explorador, não há nada melhor. Porém o que não estava previsto e que ele e sua família teriam de se mudar, para uma casa que diferentemente da outra, tem "apenas" três andares ao invés de cinco, não há vizinhos, amigos ou escola por perto. Ao escolher em que quarto deseja ficar, logo nota que o mesmo tem uma janela, como gosta de "explorar", logo ele procura saber o que se pode ver através da mesma, e para sua surpresa o que ele vê são inúmeras pessoas de diferentes idades, todas vestidas de um pijama listrado, o que Bruno não sabe é que na verdade se trata de Judeus que estão aprisionados. E apesar de estar proibido de ir até o local, ele vai e acaba encontrado um garotinho chamado Shmuel, que coincidentemente nasceu no mesmo dia que ele. 
              Ao terminar de ler o livro  fiquei muito mais do que surpresa, algo que eu jamais imaginaria, entrei em estado de choque e fiquei dois minutos sem reação, não pensem que eu estou exagerando, realmente não esperava que algo daquele tipo pudesse acontecer.
              O que mais gostei no livro, sem dúvida alguma foi o fato do autor ter apresentado muito bem cada personagem, e a forma com que ele fez isso, não foi como a maioria dos autores faz, ele usou acontecimentos, falas, e a forma que Bruno via cada um deles,tirando qualquer tédio que pudesse existir nessa apresentação .
              Achei  que apesar do final ter sido algo surpreendente, faltou emoção, o fato do desfecho da história ficou muito bom, mais faltou essa emoção para ficar ótimo. 
              Em relação a capa, essa que está no post é a primeira versão, pela qual eu sou completamente obcecada, é simples mais não deixou de ser bonita, porém há a "nova" versão, que foi criada após o lançamento do filme, a mesma também é bonita, mais eu particularmente não sou muito fã de capas que mostram o rosto de personagens. E por falar no filme desse livro, posso dizer que também recomendo, mais como sempre digo nos meus post's, indico que primeiro leiam e depois assistam.
              Enfim, dei quatro estrelas,porque a falta de emoção que o final merecia não existiu, e na minha opinião isso fez toda a diferença.
             Espero que tenham gostado, não se esqueçam de visitar o meu blog (Enquanto eu leio), e conferir os próximos post's que eu farei por aqui.

2 comentários:

  1. Aaawn, queria muito ler esse livro *u*
    Beijos,
    sentimeentosescritoos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Duda (tomando a liberdade de te chamar assim haha)! Esse livro é ótimo, leia o quanto antes!haha. Se você não achar ou não puder comprar leia pode ler ele em e-book caso goste desse tipo de leitura. Lá no blog tem um post onde eu recomendo um site que você pode baixar e ler de graça. Beijos!
    enquantoeuleio.wordpress. com

    ResponderExcluir