Powered By Blogger

sábado, 28 de março de 2015

Dicas de estudo

Ooii! As provas infelizmente estão chegando, e, infelizmente temos que estudar! (Haha). 
Eu nunca gostei muito de estudar, e nunca conseguia manter meu foco no estudo, sempre sumia tudo na hora da prova, mas, comecei a fazer algumas coisas durante a hora de estudar que me ajudaram, e hoje vim dar 10 dicas para estudar melhor! 

1- Se adapte ao seu tempo
Cada pessoa estuda no seu tempo, por exemplo, eu gosto de estudar de noite, e revisar a matéria mais importante no outro dia, mais muitas pessoas são mais produtivas de manhã e preferem estudar de manhã. Isso vai de cada um, então, saiba qual horário você mais gosta de estudar, ou o horário em que a matéria entra melhor na sua cabeça. 

2- Marque o que for necessário 
Como releio a matéria no outro dia, gosto muito de usar marca-textos. Separo as cores, por exemplo:
Verde: Decorar 
Amarelo: Lembrar, e assim por diante. 
Acho que assim consigo até me organizar melhor, pois consigo saber o que preciso estudar mais e o que preciso estudar menos. Marcar o que é necessário é bom, pois quando você vai dar aquela relida básica, não precisa ler tudo de novo, também tem os post-its, que são super bons, e que eu também uso. Você pode marcar a página mais importante com ele. Assim, quando você for estudar você vai direto na página. 

3- Estude no silencio
Muitas pessoas não ligam pra isso, algumas estudam ouvindo música, e meu deus, como minha vida mudou depois que comecei a estudar quando tudo estava silencioso. Acho que esse é um dos motivos que estudo de noite, consigo me concentrar mais, pois já esta todo mundo dormindo, e consigo o silencio que preciso para me dedicar totalmente. Quanto mais silencio melhor, você consegue se concentrar bem mais! Então, não fique ouvindo música, não fique perto de pessoas que estão conversando ou qualquer lugar que tenha um barulho. 

4- Dê uma pausa
Estudar direto, sem parar, é bem chato, dependendo sua posição suas costas começam a doer, sua cabeça começa a doer, você começa a ficar com fome, enfim! Dar uma pausa de 30 em 30 minutos é muito bom! Estuda 30 minutos, e para uns 5 minutos, deita um pouco, come alguma coisa, relaxa e depois volta a estudar. Estudar direto também deixa sua cabeça cansada fazendo você não conseguir prestar atenção em tudo. 

5- Tire celular, televisão, computador (etc) de perto de você.
Parece que não, mais quando você estuda e pega no celular tudo muda, pois sua atenção vai ser completamente guiada para o seu celular! Deixa ele em algum lugar que não seja o comodo em que estuda, assim vai se concentrar mais. Aah, e deixe ele no silencioso! E se for precisar usar o computador, deixa só no google, castigo se entrar no face, insta, e outros (risos). Vai ser difícil, mais não impossível! 

6- Anote o que o professor fala 
Uma coisa também que eu pensava que não fazia diferença, mais faz, é anotar o que o professor fala. As vezes ele fala uma coisa, que ele não vai anotar no quadro e que nem tem no livro. Por isso o motivo de eu amar tanto post-its! Você pode anotar o que o professor fala, e, quando for estudar, vai ficar mais fácil ate de entender a matéria. 

7- Não estude em um lugar bagunçado
Outra coisa que eu pensava que não mudava em nada, mais muda. Estudar em um lugar arrumado é completamente melhor do que estudar em um lugar bagunçado. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar sua concentração, e você pode perder tempo procurando alguma coisa que sumiu no meio da bagunça. 

8- Estude sozinha
Não, estudar com amigo, vizinho, namorado, cachorro, mãe, pai, irmão, enfim, não é tão bom quanto estudar sozinho. As vezes, na parte em que você esta mais concentrada na matéria, a pessoa vem falar de alguma coisa super novidade que aconteceu e que você ainda não sabe. Assim você literalmente perde foco do estudo. 

9- Estude todo dia após a aula
Se você tem preguiça de estudar, e se também não tem, isso é um ótima dica! Quando você chegar da aula, reserva uns 50, 60 minutos, e estude toda a matéria que foi dada nesse dia. Assim, quando chegar época de provas, até pra aquela matéria que você não é boa, você vai ser melhor. 

10- Faça a revisão da sua prova. 
De um tempo pra cá, comecei a refazer minhas provas, e procurava sempre saber o que erei, porque, como faço pra acertar, etc. Assim, se essa matéria cair novamente, não terei duvida. Mais não precisa refazer toda a prova (se quiser pode), refaz aquilo que você errou, e foca nos erros, pra descobrir onde você errou. 

Você já usava alguma dessas dicas ? 
O que acha delas ? 
Bons estudos, e boas provas! 
Beijos. ❤❤
 

10 comentários:

  1. 5- Tire celular, televisão, computador (etc) de perto de você.
    Para mim sempre foi o mais difícil - não me distrair com nada. :S
    Beijocas*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim também sempre é o mais dificl, mais com o tempo da pra acostumar haha.
      Beijos ❤

      Excluir
  2. Muito boa suas dicas e estudo, adorei. Preciso me desligar de tudo para poder me concentrar nos estudos.

    http://www.eriikaleao.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ❤. Também, talvez essa seja a parte mais difícil!

      Excluir
  3. Ana, também não tenho foco nenhum, sofri muito, mas consegui terminar até a faculdade, kkkkkkk ainda bem né? Nem parece que você tem 12 anos com um texto desse ;) isso ai garota!

    www.reinodamoda.com.br

    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha. Estudar é tão ZZzzZ. Ainda bem que conseguiu terminar!
      Hahaha, obrigada ❤

      Excluir
  4. Eu ja sou diferente Ana , tenho foco ate de mais kkkkk
    As dicas são otimas *-*
    Bjnhs

    http://littleerain.blogspot.com.br/2015/03/poema-armadilhas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus, que sorte. Eu sempre me distraído com algo! ❤

      Excluir
  5. Adorei o post! Ele tem muitas dicas legais.
    Se quiser conhecer o meu blog, confere esse último post e, se gostar, comenta também
    Beijos e sucesso
    http://www.claudiasemacento.com/tour-pela-terra-da-garoa-e-da-bolacha/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada, pra nos duas, haha!
      Beijos ❤

      Excluir