Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Leitura: Por onde começar ? - Manu


Oi! Eu sou a Manu do blog "Enquanto eu leio", ainda lembram de mim? haha.
   Muitas pessoas tem o forte desejo de ser um leitor daqueles que nunca desgruda de um bom livro, mais poucos são os que realmente se tornam um, por isso hoje vim aqui falar um pouco sobre por onde você deve começar a despertar o hábito da leitura.
 Comece conversando com amigos seus que gostam de ler, sempre temos um desses na nossa turma, por isso pergunte que livros ele mais gostou e quais te indica, claro que dificilmente você vai gostar do mesmo gênero que seu amigo(a), mas para começar é legal pedir algumas indicações, porém muita calma! Ainda não está na hora de investir nos livros que te indicaram, afinal você não sabe se vai gostar ou não do gênero do livro.
  Pesquise por resenhas. Algo muito fácil de encontrar são resenha de diversos livros disponíveis na internet, pesquise e leia várias. Já que está pesquisando aproveite e dê uma olhada nos gêneros para ver com quais mais se identifica, assim também será com os livros, que através de resenhas já da pra ter uma base se vai se identificar ou não.
     Não desista na primeira leitura,pois é muito normal lermos livros e acharmos chato. Se não deu certo nesse romance tenta tal livro de aventura, vai testando que com certeza um vai te agradar, só não desista na primeira decepção, afinal decepções com certos livros é algo que todos os leitores vivenciam diversas e diversas vezes.
   Se não está com vontade de ler, não leia. Isso é algo muito importante, pois pode acabar com o prazer de ler. Ler não deve ser algo chato, entendiante, mas sim algo para relaxar e dependendo do livro divertir.
 Não leia por modinha. Todo mundo tá lendo esse livro eu vou ler também? Não,você deve ler porque se interessou pelo livro e não porque todos estão lendo.
  Leia no seu ritmo. Sabe aquela pessoa que fica falando "nossa! Você ainda está nessa página?" não ligue. Não apresse sua leitura pra mostrar que lê mais rápido que pessoa tal. Cada um tem o seu ritmo próprio e para a leitura ser mais proveitosa e agradável devemos respeita-lo.
  Acho que deu pra entender bem as dicas (eu espero), e de forma resumida essa é uma das formas de começar a ser um leitor, e o principal: não se force a nada, se você não está realmente interessado em leituras, é melhor não ler, pois será perca de tempo. Espero ter ajudado, até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário